A obra da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), localizado no bairro Centenário, em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, avança na construção dos reatores e decantadores. A estrutura está sendo erguida em um terreno de mais de 44 mil metros quadrados e tem área construída de cerca de 30 mil m².
Serão 11,7 mil toneladas de concreto e 452 de aço para construção da estação. Segundo a prefeitura, já foram utilizados um total de 1200 metros cúbicos de concreto, o que dá aproximadamenteo 150 caminhões.
As etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas, conforme explica o diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
“Além disso, a operação trabalha na escavação das unidades do pré-tratamento, biodigestor e adensador de lodo, assim como a instalação das estruturas pré-moldadas dos prédios que compõem a ETE”, diz.
Nova estação substitui ETE Ilha da Figueira
A ETE Ilha da Figueira é uma das mais antigas do município, que atualmente opera em sua capacidade máxima e que, posteriormente, será desativada.
Com a construção da ETE Centenário, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município, contemplando, além dos bairros já atendidos pela ETE Ilha da Figueira, também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário.
Novo processo de tratamento
O novo processo de tratamento garante 95% de remoção de matéria orgânica, conforme informou a Prefeitura de Jaraguá do Sul.
“Na primeira etapa de operação, a estação poderá atender 70 mil pessoas, tratando mais de 390 milhões de litros de esgoto por mês”, diz o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, “
Veja como está a obra:
-
As etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas – Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul/ND MaisFoto 1 de 4
-
As etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas – Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul/ND MaisFoto 2 de 4
-
As etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas – Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul/ND MaisFoto 3 de 4
-
As etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas – Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul/ND MaisFoto 4 de 4
Na segunda etapa, terá uma capacidade total para atendimento de 130 mil habitantes, e mais de 720 milhões de litros de esgoto serão tratados mensalmente.
As obras estão sendo executadas pela Construtora Monte Negro Ltda., vencedora do processo licitatório, e a previsão de conclusão é para 2027.









