Sediada em Jaraguá do Sul, a WEG é uma das maiores fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos do mundo. A empresa possui fábricas em 18 países e uma delas fica em Itajaí, cidade com o maior PIB de Santa Catarina.
A multinacional ficou conhecida por colocar seus herdeiros entre bilionários mais jovens do Brasil, segundo a Forbes. No ranking Lívia Voigt, neta de um dos fundadores da empresa Werner Ricardo Voigt, ocupa o primeiro lugar, com fortuna estimada em 6,6 bilhões. Outros 6 herdeiros da marca também figuram a lista.
WEG, famosa ‘fábrica de bilionários’ tem três mulheres da família entre as mais ricas do paísFoto: Reprodução/Internet/NDO que a ‘fábrica de bilionários’ produz na cidade mais rica de SC?
Entretanto, apesar da multinacional ser conhecida em todo o Brasil, nem todos sabem o que ela produz. Entre os itens fabricados pela empresa estão como motores elétricos, redutores, áreas de comando e proteção, variação de velocidade e automação de processos industriais.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Além disso, a WEG produz equipamentos para geração e distribuição de energia, soluções digitais e sistemas, armazenamento de energia, mobilidade elétrica e carregamento veicular, tintas e vernizes industriais, entre outros produtos.
Fundada em Jaraguá do Sul, a ‘fábrica de bilionários’ possui unidade em ItajaíFoto: Divulgação/WEG/NDEm Itajaí, entre os principais produtos fabricados estão:
- Transformadores secos: utilizados para distribuição de energia elétrica em ambientes industriais e comerciais;
- Painéis elétricos: destinados à automação e controle de processos industriais;
- Eletrocentros: sistemas compactos que integram equipamentos elétricos para distribuição de energia;
- Trefilação de cobre: produção de fios de cobre para aplicações em alta tensão.
Em Itajaí, são produzidos principalmente quatro itens pela ‘fábrica de bilionários’ Foto: Reprodução/WEG/NDMais sobre a WEG, famosa ‘fábrica de bilionários’
A WEG possui 122 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e ensaios de produtos no mundo e conta com mais de 4.000 colaboradores envolvidos com atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Conforme o Ministério de Minas e Energia, a iniciativa privada se prepara para o futuro desenvolvendo soluções para atender tendências em eficiência energética, energias renováveis, soluções digitais para Indústria 4.0 e mobilidade elétrica.









