
UM primeira fase e Unicamp 2026vestibular de ingresso na Universidade Estadual de Campinasacontece neste domingo (26) às 9 horas da manhã (horário de Brasília). Os candidatos terão o mínimo de 2 horas e o máximo de 5 horas para concluir a prova. Uma verdadeira maratona – em que nem todos são aprovados para a segunda fase.
A convocação para a segunda etapa do vestibular é feita por curso, com base na ordem decrescente da nota final da 1ª fase. Mas não é só a famosa “nota de corte” que conta. De acordo com o Manual do Ingressoo candidato precisa atingir nota final igual ou superior a 550 pontos.
Abaixo, entenda como funciona o cálculo da nota da primeira fase da Unicamp.
+ Saiba o que esperar da primeira fase da Unicamp 2026
Boletim informativo
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Como funciona o cálculo da nota da primeira fase da Unicamp
O cálculo das notas no Vestibular Unicamp é feito de forma padronizada. O processo transforma as notas brutas em uma escala comum, atribuindo 500 pontos à média e 100 pontos para cada desvio padrão de cada prova. Esse método permite comparar desempenhos entre provas e candidatos de maneira equilibrada.
Nota da primeira fase
UM Nota Padronizada da Primeira Fase (NPF1) é calculada a partir da seguinte fórmula:
NPF1 = 500 + (N – M) × 100 / DP
em que:
N = nota obtida na prova de Conhecimentos Gerais;
M = média das notas dos candidatos presentes na 1ª fase, excluídas as notas iguais a zero (arredondada para uma casa decimal, com precisão de 0,5);
PD = desvio padrão das notas dos candidatos presentes na 1ª fase, também excluídas as notas iguais a zero (arredondado para uma casa decimal, com precisão de 0,5).
A NPF1 é arredondada para uma casa decimal, com precisão de 0,1.
+ Unicamp 2026: o que levar na primeira fase do vestibular
Quem vai ser convocado para a segunda fase?
Achou meio confuso? Apesar de existir essa nota “mínima” exigida para aprovação, independentemente do curso, na prática funciona de um jeito mais simples. O número mínimo de convocados por curso será de 4 vezes o número de vagas e a quantidade de convocados varia conforme a relação candidato/vaga do curso escolhido como 1ª opção, de acordo com os seguintes critérios:
- Para cursos com menos de 100 candidatos por vaga: até 6 vezes o número de vagas;
- Para cursos com 100 a 200 candidatos por vaga: até 8 vezes o número de vagas;
- Para cursos com mais de 200 candidatos por vaga: até 10 vezes o número de vagas.
Essas regras de convocação valem tanto para candidatos da ampla concorrência quanto para os que optaram por reserva de vagas (cotas para pretos e pardos).
Vejamos um exemplo. Se existem 110 vagas para o curso de Medicina, serão convocados 1.100 candidatos para a segunda etapa. E quanto precisa tirar para ser um deles? Depende do desempenho dos seus colegas! A convocação começa pela maior nota, e vai caminhando em direção às notas menores até atingir os 1.100 felizardos eleitos para a segunda fase. O último chamado define a famosa “nota de corte”. Na última edição, ela foi de 62 pontos na Ampla Concorrência para Medicina.
No total, 61.698 pessoas se inscreveram na Unicamp 2026 e disputam uma vaga na universidade com o vestibular mais abrangente do país: a primeira fase será aplicada em 31 cidades do estado de São Paulo e seis capitais brasileiras. O curso mais concorrido é Medicinacom 242 candidatos disputando as 110 vagas disponíveis.
+ Veja os cursos mais concorridos da Unicamp 2026
Cronograma Unicamp 2026
Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembroProvas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
Compartilhe essa matéria via:
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.









