
RIO NEGRINHO. Na noite de segunda-feira (14), a Escola Municipal de Educação Básica Lucinda Maros Psheidt, no bairro Vista Alegre, em Rio Negrinho, foi oficialmente reconhecida como Polo Oficial de Mini Handebol pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). A conquista é resultado do projeto “Handebol Para a Vida”, idealizado pelo professor Carlos Rodrigo de Morais, e representa um marco importante para o desenvolvimento esportivo local.
Com a chancela da CBHb, a escola passa a integrar um seleto grupo de polos oficiais no Brasil, sendo um dos três únicos em Santa Catarina aprovados neste ciclo. A seleção ocorre por meio de edital anual da Confederação e exige o cumprimento de diversos critérios, como a atuação de profissionais formados, envio de registros das atividades e número de alunos atendidos.
“O edital é aberto todo ano. Fizemos a inscrição através da escola, cumprimos os requisitos e, ontem às 20h, foi anunciado oficialmente no YouTube que fomos contemplados. Estamos muito felizes, é um sinal de que nosso trabalho está sendo reconhecido”, explicou Carlos.
Atualmente, cerca de 90 crianças de 8 a 10 anos participam das atividades de mini handebol na Emeb Lucinda, tornando a escola uma referência na modalidade para a faixa etária. Com o novo status, o projeto ganha acesso a uma série de benefícios, incluindo participação VIP em eventos regionais, nacionais e internacionais, acesso a cursos e encontros formativos, material esportivo, além de apoio para captação de recursos e patrocínios.
Além disso, a escola deverá sediar um festival exclusivo de mini handebol, conforme o cronograma da CBHb. “A partir de agora temos acesso a cursos com certificado da Confederação e continuaremos o trabalho com ainda mais força e oportunidades de capacitação”, acrescentou o idealizador.
O diretor da escola, Elvys Milde da Silva, comemorou o reconhecimento. “Para nossa escola é motivo de muita alegria receber este selo. Isso demonstra a seriedade e comprometimento dos professores envolvidos no projeto, utilizando o esporte como ferramenta pedagógica e de formação do caráter dos nossos estudantes”, frisou.
Sobre os próximos passos, Elvys destaca o compromisso com a expansão. “Vamos fortalecer ainda mais o projeto e oferecer essa oportunidade ao maior número de alunos possível, unindo o trabalho desenvolvido em sala de aula com o trabalho esportivo”, comentou.
