Emergente na década de 1980, o power metal consolidou-se como um subgênero do heavy metal marcado por músicas aceleradas, que combinam agressividade, melodias harmoniosas e, em muitos casos, elementos épicos e grandiosos. Entre os destaques da “nova geração” do estilo está o Sabaton, grupo sueco fundado no final dos anos 1990, conhecido por suas letras inspiradas em eventos históricos (leia-se: guerras).
Sabaton – Mais Novidades
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE – CLI
Associar o Sabaton ao power metal é prática comum entre fãs e veículos especializados. No entanto, há uma pessoa que não concorda com o rótulo. Trata-se de Joakim Broden, vocalista do grupo.
Durante entrevista concedida à Martelo de metalJoakim falou sobre o power metal. Na opinião do cantor, o Sabaton não é uma banda que se encaixa 100% no estilo em questão.
“O Hammerfall é pioneiro no power metal. Possivelmente, parte dessa glória também pertence ao Blind Guardian. Seus álbuns do final dos anos 90 e início dos anos 2000 foram muito importantes para essa cena; talvez bandas como Rhapsody e Edguy também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE – CLI
Sempre tivemos uma relação de amor e ódio com o power metal. Crescemos amando e ainda ouvimos. Definitivamente temos influências do power metal, mas as duas principais características desse gênero são a bateria de bumbo duplo super-rápida – que temos às vezes, mas não com frequência – e os vocais agudos… Não, não, não. Então, nos descrever como uma banda de power metal pode dar a alguém uma ideia errada.”
O Sabaton se apresentará no Brasil dentro de algumas semanas. A banda sueca de power metal (ooops…) é uma das atrações do Bangers Open Air, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de maio de 2025, no Memorial da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE – CLI